Refinanciamento Imobiliário – Veja Como Funciona

Também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel, o refinanciamento imobiliário vem se tornando uma das linhas de crédito mais solicitadas.

Esse serviço pode atender pessoas em diversas situações e apresentar ótimas condições para quem o solicita.

Suponho que ,se você chegou até este post, é porque está precisando de um empréstimo. Sendo assim, siga lendo e veja tudo o que precisa saber sobre o assunto.

O Que É Refinanciamento Imobiliário?

Refinanciamento Imobiliario

Sem dúvida, a melhor forma de escolher um empréstimo é conhecendo as opções nos detalhes. Vamos então, entender o que é o refinanciamento imobiliário.

É muito comum as pessoas confundirem esse modelo de crédito com um empréstimo específico para compra de imóvel, mas não é!

Basicamente, estamos falando sobre solicitar crédito a uma empresa, oferecendo-lhe como garantia um bem em troca. Nesse caso, pode ser uma casa, terreno, apartamento, estabelecimento comercial, etc.

Desse modo, se esse é o seu objetivo, já começo nosso guia dizendo que é uma boa opção, mas sugiro que acesse mais dados sobre esse serviço.

Como Funciona O Refinanciamento De Casa Ou Apartamento?

A priori, se trata de um empréstimo diferente da linha de crédito pessoal que conhecemos. O refinanciamento imobiliário ocorre com base em garantia, assim como o refinanciamento de veículo.

Quer dizer que, ao pedir um empréstimo, você terá que oferecer um imóvel seu que será alienado à operadora credora ou banco. Resumindo, seu bem será uma garantia de que vai quitar sua dívida.

Uma questão muito importante a ser tratada aqui, é sobre como vamos usar o imóvel, então, vamos entender melhor como funciona.

Não! Você não precisa entregar o imóvel para o banco. Quando falamos em alienar o bem, é apenas colocá-lo como garantia, mas ainda poderá usá-lo como desejar.

Além disso, se em um futuro próximo, quiser vendê-lo, isso também será possível. Inclusive, antes de terminar de pagar o empréstimo.

Contudo, o comprador deve ser avisado que o imóvel foi entregue como garantia em uma negociação. Isso porque o mesmo terá que passar uma parte do seu valor ao banco para quitar as parcelas.

Por fim, se for um imóvel que está alugado, o mesmo pode continuar nessa mesma condição.

Vejamos, agora, outras dúvidas frequentes sobre o modelo de crédito em questão.

O Refinanciamento Diminui Juros?

Com toda a certeza, sim! Aliás, essa é uma de suas vantagens e um dos principais motivos pelos quais sua procura tem crescido.

Se você vem pesquisando sobre o assunto, deve ter percebido que a baixa taxa de juro é o que as pessoas desejam em um empréstimo e isso ocorre com o modelo de garantia com imóvel.

Por que isso acontece? Bem… Aqui, os bancos e empresas do ramo se colocam em uma posição bem mais segura, tendo em vista que o imóvel entra como garantia de recebimento do dinheiro.

Por isso, estes podem reduzir muito os juros e ainda oferecer um prazo mais longo para os clientes pagarem.

Posso Refazer O Financiamento Em Um Novo Banco?

A priori, não há nada que o impeça de solicitar um empréstimo em um banco considerado novo no mercado.

Todas estas instituições só podem funcionar se seguirem as regras determinadas  pelo Banco Central, então, o ideal é procurar saber se a empresa está autorizada a funcionar.

Sendo assim, o recomendado é fazer uma consulta segura por instituições e bancos autorizados pelo Banco Central. 

Você pode fazer isso pela internet. Basta acessar o site oficial do governo e iniciar sua busca com segurança. O processo é super rápido e nem precisa fazer cadastro. 

Caso queira usar o mesmo imóvel em outro financiamento em banco diferente, isso não é permitido, mas é possível fazer a portabilidade.

Quais Tipos De Imóveis Podem Ser Refinanciados?

Como falamos antes, é possível usar vários tipos de imóveis no refinanciamento imobiliário, por exemplo:

  • Casa;
  • Apartamento;
  • Terreno;
  • Imóveis comerciais;
  • Sítio ou chácara;

De acordo com a lei, não é possível entregar em alienação a casa na qual o solicitante mora, mas um projeto de lei que tenta mudar essa regra está tramitando. 

Desse modo, se quiser pedir o refinanciamento imobiliário hoje, terá que usar um imóvel em que sua família não mora.

Quando Fazer Um Novo Financiamento De Imóvel?

refinanciamento imobiliario

Embora o refinanciamento de imóveis seja um modelo de crédito com muitas vantagens, é possível que não nos tenda em certos casos.

Por esse motivo, antes de partir para a ação é preciso avaliar com atenção em quais casos o mesmo é recomendado. Temos aqui algumas opções:

Diminuição Da Renda

Sem dúvida, o refinanciamento imobiliário é uma boa saída para casos em que ocorre uma redução de renda na família. Com o alto índice de desemprego no Brasil, muita gente se vê nessa situação.

A questão é que mesmo tentando fazer alguns cortes, às vezes, não conseguimos manter todas as contas em dias. Além disso, pode acontecer de deixarmos alguns projetos de lado.

Um empréstimo com garantia de imóvel te permite fazer um curso, abrir um negócio ou fazer aquela viagem que estava programada.

Gostaria de salientar que você pode decidir fazer o que quiser com o dinheiro, assim que a empresa liberar.

Acúmulo De Dívidas

Também podemos fazer uso desse dinheiro do refinanciamento imobiliário para quitar dívidas e manter as contas no azul. 

No entanto, aqui devemos ter um pouco mais de atenção, pois, para que essa seja uma vantagem, os juros do empréstimo precisam ser mais baixos do que os da dívida.

Considerando que as taxas do empréstimo com garantia de imóvel são as menores, isso quase sempre é viável.

Mudanças Nos Planos Familiares

A família pode querer uma casa maior, um carro novo, mudar de estado ou viajar para o exterior. Tudo isso pode ser feito através dessa linha de crédito.

A dica é se planejar e organizar para saber de quanto vai precisar e quais condições de pagamento cabem no orçamento. Dessa forma, o refinanciamento imobiliário é uma boa opção.

Solicite O Refinanciamento Imobiliário Na Tatos Crédito

Diante dessa oportunidade, decerto, você deve estar se perguntando como solicitar o refinanciamento imobiliário.

De antemão já informo que o processo é super simples e você pode fazer tudo online!

Por exemplo, é possível saber quais as taxas de juros cobradas, quais instituições trabalham com esse serviço e se é possível fazer com seu imóvel.

Para isso, acesse o simulador da Tatos Crédito e saiba quais são as condições das nossas empresas parceiras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *